No último sábado, 2 de dezembro, o monumento ao Cristo Redentor recebeu iluminação laranja para alertar a sociedade sobre o câncer de pele. A iniciativa, ligada ao movimento Dezembro Laranja — promovido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) — desenvolve, desde 2014, ações voltadas à conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce da doença, incluindo a importância da fotoproteção para a redução dos riscos.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), todos os anos surgem mais de 176 mil casos de câncer da pele, o de maior incidência no país. Este ano, pela primeira vez, a campanha continua durante todo o verão, trazendo diferentes ações na internet, ruas, praias e parques. Sob o slogan “Se exponha, mas não se queime”, pretende conscientizar e educar as pessoas sobre os riscos do câncer da pele decorrentes da exposição excessiva ao sol sem proteção, lembrando que filtro solar não é o único cuidado contra a radiação ultravioleta. A mensagem visa atingir, sobretudo, quem trabalha sob o sol ou ao ar livre e as pessoas em seu cotidiano profissional e em momentos de lazer.
— Queremos divulgar para a grande população, especialmente para os trabalhadores que desempenham suas funções expostos ao sol, como carteiros, vendedores ambulantes, operários da construção civil, feirantes e outros, esse conjunto de atitudes, essenciais para que essa exposição prolongada não traga problemas de saúde, afirmou o presidente da SBD, José Antonio Sanches.
A recomendação é de que se use equipamentos de proteção individual (EPI): chapéus de abas largas, óculos escuros, roupas que cubram boa parte do corpo e protetores solares com fator mínimo de proteção solar (FPS) 30. A hidratação constante também faz parte dessas medidas fotoprotetoras, sem esquecer de evitar os horários de maior insolação: de 10h às 16h.
Além da iluminação do Cristo Redentor, no dia 2 de dezembro, cerca de três mil dermatologistas voluntários prestaram atendimento, esclarecimento e aconselhamento quanto à importância de adotar medidas preventivas. As consultas foram realizadas, gratuitamente, em cerca de 130 postos de atendimento em todo o Brasil.
Na internet (Facebook, Instagram e site), durante o mês de dezembro, haverá a divulgação de peças publicitárias que alertam sobre a incidência do câncer da pele, com a hashtag #DezembroLaranja e #ControleoSol. O público interessado poderá divulgar a campanha nas redes sociais, customizando a foto de perfil, postando o texto com fundo laranja no Facebook ou usando o filtro laranja do Stories no Instagram.
Sobre o câncer da pele
O câncer da pele é provocado pelo crescimento anormal das células que compõem a pele. Existem diferentes tipos, que podem se manifestar de formas distintas, sendo os mais comuns denominados carcinoma basocelular e carcinoma espinocelular – chamados de câncer não melanoma – e que apresentam altos percentuais de cura se diagnosticados e tratados precocemente. Um terceiro tipo, o melanoma, apesar de não ser o tipo de câncer da pele mais incidente é o mais agressivo e potencialmente letal. Quando descoberto no início, a doença tem mais de 90% de chance de cura. Em todos os tipos, a exposição excessiva e sem proteção ao sol é a principal causa. A enfermidade pode se manifestar como uma pinta ou mancha, geralmente acastanhada ou enegrecida; como uma pápula ou nódulo avermelhado, cor da pele e perolado (brilhoso); ou como uma ferida que não cicatriza. A regra do ABCDE ajuda na suspeita de uma lesão maligna e sinaliza que um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia deve ser procurado.
* Foto: Gabriel Maritato