* Por Renato Saraiva
O Cristo Redentor será iluminado nas cores laranja e vermelho nesta terça-feira, 26 de abril, para celebrar a nova Empresa Parceira: MasterCard. A iniciativa vai permitir, até o ano 2018, a realização de melhorias no Monumento, além do apoio a iniciativas sócio-culturais e de inclusão financeira das comunidades assistidas pela Arquidiocese do Rio de Janeiro.
Para a empresa, desde 2012, o Rio de Janeiro é "uma das MasterCard Priceless Cities": uma cidade que não tem preço. Segundo a vice-presidente de Marketing da MasterCard Brasil e Cone Sul, Beatriz Galoni, o suporte no processo de melhorias no monumento vai ao encontro do objetivo da plataforma global Priceless Cities: apoiar o importante papel das cidades na interação e conexão com os cidadãos, bem como permitir experiências únicas.
— O monumento do Cristo Redentor, ícone do Brasil no cenário internacional e uma das sete maravilhas no mundo moderno, permite uma conexão emocional com a Cidade Maravilhosa, com a natureza e com a vida que não tem preço, explica Beatriz Galoni.
O apoio, no entanto, ultrapassa os aspectos físicos e estruturais. A empresa, em conjunto com a Cooperativa de Lixo Anfitriões do Cosme Velho, também vai instalar estações de coleta seletiva em pontos estratégicos do Monumento. Isso permitirá que a comunidade local obtenha uma maior eficiência na coleta e separação de lixo, e aumente a renda dos trabalhadores locais.
O lixo recolhido será utilizado em oficinas que transformarão os descartáveis em artes plásticas, futuramente também comercializadas nas lojas de souveniers do próprio Monumento, que aceitam MasterCard.
* Foto: Arqrio