Para o reitor do Santuário Cristo Redentor, Padre Omar Raposo, celebrar a missa, em meio aos turistas, partilhando da alegria pela existência desta empresa centenária é uma forma de reconhecer a contribuição que ela dá ao turismo e também à fé, levando visitantes e peregrinos ao alto do Corcovado:
— O Trem do Corcovado é um veículo de transporte turístico único, exemplar, que faz um acolhimento fabuloso, e que hoje tem uma gestão de alta qualidade. Esta empresa merece a nossa gratidão e o reconhecimento da população carioca e de todo o trade turístico, afirmou.
— Esta festa é muito mais dos nossos funcionários e também daqueles que, antes de nós, fizeram tanta coisa bonita, construindo uma saga de vitória e de superação na história da primeira ferrovia eletrificada do Brasil, exclusivamente turística, afirmou o presidente do Trem do Corcovado, Sávio Neves.
A Estrada de Ferro do Corcovado
A Estrada de Ferro do Corcovado, inaugurada em 1884 por D. Pedro II, sempre foi utilizada para chegar até o alto do Corcovado, onde está situado o Santuário Cristo Redentor. Já na época da construção do Monumento, por quatro anos consecutivos, foi por meio do histórico trem que as peças chegaram ao seu destino, para que o Cristo Redentor pudesse ser construído.
Na época, o trem a vapor foi considerado um milagre da engenharia por percorrer 3.824 metros de linha férrea, em terreno totalmente íngreme. Mas, em 1910, os trens foram substituídos por máquinas elétricas e mais recentemente, em 1979, quando a Esfeco assumiu o controle da ferrovia, foram trazidos da suíça modelos mais modernos e seguros.
Cristo iluminado de azul
Ao anoitecer, o Cristo Redentor recebeu iluminação azul, em atenção ao Dia Mundial da Visão, com o objetivo principal de alertar a sociedade sobre a importância de prevenir e tratar a cegueira.
Redação: Nice Affonso
Fotos: J. Lucena